E juntos desses celulares estão os aplicativos. Sejam eles da Apple ou Android.
São aplicativos que ajudam a se conectar com outras pessoas, que melhoram fotos, que acham um taxi mais próximo... e para controlar o bruxismo.
Sim, existe um aplicativo que ajuda a pessoa que tem bruxismo a controlar esse processo.
(Imagem 1)
O sistema é simples.
O aplicativo é programado para emitir um alerta de tempo em tempo para lembrar o usurário de "desencostar" os dentes ou deixar de apertá-los, promovendo o relaxamento mandibular (Ou a tentativa de relaxamento).
Os lembretes podem ser customizados pelo usuário e o aplicativo ainda conta com curiosidades sobre o bruxismo.
Google Play - para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.desencoste&hl=pt_BR
Mas para que isso tudo?
Vamos entender um pouco mais sobre esse problema.
Bruxismo
É um hábito parafuncional, geralmente associado com o estresse, que faz o paciente ranger ou pressionar com força os próprios dentes. Normalmente é um hábito noturno, mas em casos mais extremos, pode ser reparado durante o dia, também.
Este problema é visto em todas as idades, mas percebemos com "certa frequência" também em crianças, normalmente aquelas que são mais ansiosas.
Porém, nesse caso, um aviso. Em crianças devemos investigar a fundo a causa do ranger dos dentes, pois a origem também pode ser verminose. Por isso, se o cirurgião dentista indicar um médico pediatra, não se assuste. :)
Dentes desgastados e fraturados (Imagem 2)
Além de dor facial, cabeça, pescoço, o bruxismo pode causar distúrbios na ATM (articulação temporomandibular), desgaste e/ou fratura dos dentes e até a mobilidade deles.
Os tratamentos são variados, dependendo do exame clínico feito pelo cirurgião dentista que tentará descobrir a origem desse hábito.
Uma das maneiras de tratamento é a placa de mordida..
Esse ainda vem com glitter! Show, né? rsrs (Imagem 3)
Este dispositivo ajuda a proteger os dentes para que os mesmos não sofram desgastes.
É usado durante a noite ( em alguns casos, aconselhamos o uso diurno também). Mesmo ajudando nos casos de bruxismo, não é uma "cura". Apenas uma ajuda.
Outra forma é manter uma boa oclusão dos dentes, ou seja, um bom encaixe deles. Pode ser corrigido com restaurações, próteses ou mesmo aparelho ortodôntico.
Por ultimo, tentar desvendar o motivo de ter o bruxismo. Estresse, ansiedade...
Mesclar a odontologia com a psicologia as vezes ajuda, pois o paciente encontra a fonte desse estresse, tentando poupa-los de alguma forma. Momentos relaxantes e até mesmo remédios homeopáticos podem ajudar a amenizar o ato de ranger os dentes.
Se você costuma sentir dores na face ou pescoço com frequência ou percebeu que seus dentes estão desgastados e ásperos na "pontinha" deles, procure seu dentista. ;)
Fontes - fotos:
Imagem 1:http://vidadedentista.com.br/2012/11/desencoste-seus-dentes-app-para-iphone.html
Imagem 2:http://umamaedasarabias.com.br/2013/02/12/bruxismo/
Imagem 3:http://www.megaartigos.com.br/blog/wp-content/gallery/bruxismo-perguntas-e-respostas-2/bruxismo-perguntas-e-respostas-8.jpg
Muito bem Doutora!!! Meu amor gostei muito deste post!!! não sabia que verminose em crianças pode causar bruxismo...
ResponderExcluirNão é bem assim, Denis. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Que formalidade kkkkkkkkkkk
ExcluirO ato de ranger os dentes é visto no Bruxismo, porém uma criança que esta com verminose não quer dizer necessariamente que tem Bruxismo. É apenas um hábito em comum entre os dois problemas.
Tem um artigo bacana explicando um pouco sobre isso:
http://www.mdsaude.com/2009/11/vermes-e-exame-parasitologico-de-fezes.html
Espero que eu tenha ajudado ^^
PS: Eu te amo, momô ^^ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa é minha doutora!... Me desculpe!! moooo te amo
Excluir