Translate

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dentes sensíveis, o que fazer???


O verão daqui a pouco está chegando, e  com o calor, aquele sorvete parece ser uma boa ideia.
Mas tudo pode virar um pesadelo se você sofre de sensibilidade nos dentes.
Mas como tudo isso acontece, e o mais importante, como prevenir e tratar?
Vamos lá!

Hipersensibilidade Dentinária:

Não dentária, e sim DENTINÁRIA. Porque tudo acontece na dentina, camada abaixo do esmalte e que protege a polpa ("nervo" do dente). Nessa camada há vários tubos, chamados de túbulos dentinários, ligando a parte mais externa da dentina até a polpa.
Quando a dentina fica exposta, ou quando alguma substância atinge esta camada, os líquidos que existe dentro desses túbulos se estimulam, movimentando as terminações nervosas dentro deles, resultando na hiperalgesia, ou dor aguda de curta duração.


É o que chamamos de Teoria hidrodinâmica.


Mas o que estimula essas terminações nervosas?
O frio, o calor, doces, substâncias ácidas, exposição da dentina, são algumas das causas para essa sensibilidade e seus diferentes graus.





Algumas causas da hipersensibilidade:
- Fratura do dente com exposição da dentina
- Retração gengival 
- Bruxismo (causam aberturas na cervical dos dentes chamado Abfração)
- Erosão dentária causada por substâncias ácidas
- Doença periodontal
- Escovação traumática (escova de cerdas duras, pasta de dente abrasivo, técnica de escovação inadequada...)


O que devo fazer?

Primeiro você deve visitar seu(a) dentista, pois é a pessoa mais capacitada para verificar a causa da sua sensibilidade e propôr um tratamento eficaz.
Hoje em dia, o tratamento pode variar em restauração das cavidades expostas, laserterapia, aplicação tópica de verniz de flúor, indicação de pastas especificas, orientações de higiene adequadas, entre outros.

Mas também existe algumas coisas que você pode fazer em casa desde já para evitar a extensão do problema.
Troque sua escova dura por uma escova de cerdas macias. E se atente ao estado que as cerdas ficam entre os três meses de cada troca.
<----- Se ela fica nesse estado, sua escovação esta sendo traumática, o que pode resultar na retração da gengiva, e consequentemente, na sensibilidade.

Evite pastas com granulações pois elas podem ser abrasivas. Pastas para dentes sensíveis podem ajudar a amenizar a dor.
Algumas substâncias ácidas ingeridas com constância podem promover a sensibilidade, como refrigerantes ou doces. Evite ou reduza a quantidade e tempo de consumo dos mesmos.
Use o fio dental e escove os dentes três vezes ao dia removendo a placa bacteriana, para assim reduzir o risco de cáries (que podem expor a dentina) e a doença periodontal (que podem expor a raiz do dente). O flúor encontrado na pasta auxilia também na remineralização dos elementos dentais (De forma superficial. Não há tecnologia que faça voltar o esmalte perdido).

Lembrando:
Temos algumas formas de amenizar o problema da hipersensibilidade dentinária, mas a melhor forma de entender o seu problema de forma específica e encontrar a melhor solução, é procurando o(a) dentista.

Dúvidas ou sugestões de temas, deixe um comentário abaixo. ^^
Até a próxima. o/

4 comentários:

  1. Muito Legal, Doutora!
    Uma duvida, tenho uma fratura no dente central (11) porem não sinto dores, mesmo com a dentina exposta. Porque? Imagina algo?

    Beijos, Te amo s22s2s2s

    ResponderExcluir
  2. Olá anonimo que eu mais amo no mundo! kkkkkkk
    No seu caso, há mais exposição de esmalte e muito pouco de dentina, por isso ele continua protegido e sem dor, Mas caso venha a fraturar de forma mais profunda, a sensibilidade pode vir ocorrer. O dente responde de formas diferentes um do outro. ;)
    Espero que tenha ajudado.
    PS: Te amo também

    ResponderExcluir
  3. Minha doutora! Parabens pelo blog! Está muito lindo!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui....