Translate

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Aparelho fixo x Placa Bacteriana

Não é difícil. Também não é tão fácil.
Porém, tudo na nossa vida é adquirida com o nosso esforço. Com a escovação não é diferente.

Muitos pacientes se queixam da dificuldade em manter a higiene bucal em dia depois da colocação do aparelho fixo. E sim, a dificuldade realmente existe, forçando esse mesmo paciente a descobrir e treinar novas técnicas.

TREINAR, TREINAR, TREINAR! Até chegar a perfeição!

E como saber que chegou nesse nível? Quando não levar mais bronca do seu(a) dentista. kkkkkk
Não só isso...você mesmo vai reparar a gengiva sadia, rósea e sequinha, com aspecto de casca de laranja. A ausência de mal hálito, dentes lisos e limpos.


Como fazer então?
Simples!
Precisamos de alguns instrumentos que vocês irão usar em toda higienização.

PASSA FIO E FIO DENTAL
ESCOVA INTERDENTAL
ESCOVAS - CERDAS RETAS, MACIAS, CABEÇA PEQUENA
OBS: Existem escovas próprias para quem usa aparelho. São chamadas de escovas ortodônticas. São específicas porque são vazadas no meio das cerdas para que ocorra o encaixe da escova nos bráquetes do aparelho.
Elas ajudam bastante, mas a escova comum, com a técnica certa, não tem erro. ;)

Técnica de higienização:
Primeiro passo é passar o fio dental. Não tem como remover os restos de comida que ficam entre os dentes somente com a escova. O fio dental, com a ajuda do passa fio, deve entrar devagar entre os dentes (movimento vai e volta), até chegar a gengiva. Com esse mesmo movimento o fio dental deve penetrar a gengiva, limpando as laterais dos dois dentes. ("Abraça o dente de um lado e do outro").
O fio dental deve ser passado em TODOS os dentes. Sem exceção, sem desculpas.
Depois, usaremos a escova interdental. Ela é ótima para ser passada por baixo do fio do aparelho, limpando as laterais dos bráquetes onde a escova também não alcança muito bem. Deve ser passada em todos os dentes.
Por ultimo, a escova normal. Independente da escova, se não usar a técnica corretamente, não tem jeito. E ela é bem simples.
Movimentos circulares em toda a face do dente, limpando toda a gengiva e extensão do dente. Dos último - molares - até os da frente - incisivos. Incline as cerdas na direção dos bráquetes para limpar em cima e embaixo deles. 
Depois escovaremos  a parte de cima dos dentes - chamada oclusal, e por último a parte de trás - lingual.

TODOS os dentes, TODAS as faces, TODAS as arcadas (superior e inferior), higienizadas!

E falando em língua, nunca devemos esquecer de escova-las também. A língua junta placa bacteriana e ajuda a causar doenças. Uma delas muito desagradável por sinal, chamada  halitose, ou mal hálito.
Pronto! Fazendo isso 3 vezes ao dia ou mais, não tem como dar errado!
Seus dentes estarão limpos.
Sua gengiva sadia.
E quando o tratamento ortodôntico terminar e o aparelho ir embora, estará com um sorriso perfeito! Só basta querer. ^^

Ainda com dúvidas? Acesse o vídeo sobre a escovação que mostra todos esses movimentos.




Se quiserem saber mais sobre a placa bacteriana, acessem o link: http://diariodeumacd.blogspot.com.br/2013/10/o-porque-de-escovar-os-dentes.html#.VHPGn4vF9yw


Até a próxima. o/

3 comentários:

  1. Oi, eu extraí os dentes hoje (espero que lembre) então, tenho umas coisas pra perguntar. Primeiro: Pesquisei na internet e vi que não podia fazer bochecho se não acontecia uma coisa ruim la, eu fiz bochecho umas 10 vezes hoje, eu vou ter essa coisa ruim? Outra o que eu posso comer? Eu vi que não pode mastigar e teve um site que disse "não mastigue do lado que o dente foi extraído" mas foram os dois lados e agora? Outra coisa, é normal a gengiva meio "preta" no lugar do dente? Me responda o mais rápido que puder por favoooor to em desespero kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas. Como vai? Claro que me lembro de você. Passou por duas extrações. Não estive com você desde o início mas vi que encarou tudo muito bem. Foi muito corajoso. De novo, te dou os parabéns. ^^
      Vamos as respostas:
      1. Vamos suspender os bochechos com anti sépticos. Apenas com água fria. Não recomendamos fazer enxágues com anti sépticos pois eles podem ajudar a remover o coágulo que se forma dentro da cavidade e que é necessário para a cicatrização. Provavelmente não vai ocorrer nada, se interromper agora.
      2. Alimentação deve ser feita como a outra dentista te recomendou. Liquida e fria nos primeiros 3 dias. Sorvete, vitaminas e sopas, básicamente rsrs. Após o terceiro dia sua alimentação ficará normal, com a higiene em dia para cicatrização sem problemas.
      3. A cor escura que você esta observando no lugar do dente extraido é o "buraco". A cavidade que ficou, mais a linha da sutura que segura o coagulo.
      Mesmo assim, vamos ficar em alerta. Se ainda tiver dúvidas pode antecipar a consulta e eu mesma posso dar uma olhadinha e conversamos.
      Há! Não esqueça do repouso e evitar calor seja no sol ou no banho quente.
      Você esta tomando antibiótico, antiflamatório e analgésico. Está bem protegido de infecções, mas caso ainda tenha dúvida ou sentir algo diferente, pode me procurar por aqui ou pelo e-mail. Vou responder o mais rápido que puder.
      Fico feliz em ve-lô por aqui e pela sua iniciativa em pesquisar sobre algo que desconhecia.
      Espero que tenha te ajudado.
      Se precisar, já sabe onde me encontrar.
      Beijos, Lucas.
      E tenha uma ótima recuperação. ^^

      Excluir
    2. Ah obrigado, tava muito desesperado, ontem depois que eu saí eu praticamente sobrevivi a base de água, sim não comi nada, tava morrendo de medo de comer algo e acabar com tudo, e hoje eu tomei leite de manha e agora ia comer batata amassada (pode?). Obrigado por me responder, eu realmente tava perdido

      Excluir

Deixe seu comentário aqui....