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sábado, 5 de outubro de 2013

Dentes de leite X Autismo


Resultado de imagem para projeto fada do dente
Uma reportagem no Bom dia Brasil que falava sobre o Projeto A Fada do Dente me despertou o interesse. Fui pesquisar mais sobre, e colhi algumas informações interessantes.

- Projeto  A Fada do Dente: Um projeto realizado pela bióloga Patrícia Beltrão Braga e sua equipe, que tentam entender mais a biologia do autismo para que, no futuro, consigam obter um droga capaz de reverter os sintomas dessa doença. A pesquisa é feita com dentes decíduos (de leite) de pacientes autistas, onde é feito uma reprogramação celular com as células retiradas da polpa dentária.
Como se faz isso? Resumidamente:
As células da polpa do dente são "adultas". Elas são removidas e colocadas junto a um vírus recombinante que consegue transforma-las em células embrionárias, ou células "jovens". Como as células embrionárias podem se transformar em qualquer tipo de células, reprogramam estas para se transformarem em neurônios, e assim conseguir comparar os neurônios de uma criança autista com os neurônios de uma criança não-autista. Eles entendendo como funciona a doença, conseguem chegar em como evita-la ou reverte-la.
A reportagem que gostei sobre o assunto esta neste link: http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/projeto-visa-entender-autismo-a-partir-de-dentes-de-leite?page=1
Sempre vemos estudos sobre células embrionárias, as doenças que podem ser revertidas com o uso dessas células , as polemicas nas formas de obte-las, mas desconhecia o fato de conseguir essas células a partir da polpa de um dente. Achei fantástico  pois o acesso é muito mais simples. E pelo que me parece, já esta sendo bem sucedido.
Se quiserem saber mais sobre o projeto, acessem: http://projetoafadadodente.org.br/

- Autismo (Definição):
Falamos sobre o projeto, seu objetivo em achar a cura do autismo, mas afinal como funciona essa doença?
Segundo a Autism Society of American, ASA (1978) , 
O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar a doença.
os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro. Incluem:
1. Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e lingüísticas.
2. Reações anormais às sensações. As funções ou áreas mais afetadas são: visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo.
3. Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de idéias. Uso de palavras sem associação com o significado.
4. Relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças. Objetos e brinquedos não usados de maneira devida.

Fonte: Gauderer, E. Christian. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Revinter; 1997. pg 3.
Tirado do site: http://www.autismo.com.br/principal.php

Como eu fiquei fascinada por essas reportagens, lembrei de uma em especial que vi nesse ultimo mês. Um fotografo e pai, Timothy Archibald, retratou o universo do filho que é autista, em suas fotos. O resultado foi esse:http://www.timothyarchibald.com/#/echolilia/echolilia%20-%20personal%20project/3


Vale muito a pena ver. 

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